Audiovisual
31 de janeiro de 2024
19:00
Como escrever um piloto de série
Chat

A quem pode interessar


  • Aspirantes e iniciantes no Audiovisual
  • Profissionais do Audiovisual em busca de aprimorar conhecimentos
  • Escritores(as), estudantes de Letras, roteiristas
  • Produtores(as) de Conteúdo
  • Pessoas em busca de inspiração para criar histórias
  • Atrizes e atores que querem começar a produzir seus próprios filmes
  • Empreendedores(as) do mercado audiovisual
  • Interessados(as) no mercado de streaming
  • Quem trabalha com redes sociais
  • Apaixonados por cinema, séries e TV.

O que você vai aprender


  1. Apresentação de personagens
    Entenda quais são os principais pontos para se prestar atenção na hora de imaginar aquilo que convencionamos chamar de “a exposição de uma série”.

  2. Estrutura
    Aprenda de que maneira um primeiro episódio precisa ser construído para dar conta das principais potencialidades da história, sem perder o gostinho de quero mais.

  3. Desenho de cena
    Vamos visitar uma série de estratégias para navegar pelos beats necessários para a construção de um piloto e por possibilidades de cenas instigantes.

As aulas são todas ao vivo e totalmente interativas: você participa com suas respostas sobre o tema, via chat e recebe os feedbacks da professora.

Exclusivo para você


Certificado de participação EBAC
Participantes que enviarem seus dados no formulário compartilhado no chat ao vivo durante os encontros, receberão o certificado EBAC com as informações do workshop.
Desconto exclusivo

Além do conhecimento valioso adquirido, participantes do evento receberão um desconto exclusivo no nosso curso Profissão: Roteirista.

Palestrante

image
Vana Medeiros
Dramaturga, roteirista e professora
Escreveu, ao lado de Djin Sganzerla, o longa-metragem Mulher Oceano (2020), filmado entre o Rio de Janeiro e Tóquio, disponível na Amazon Prime, que estreou no Brasil em outubro de 2020 na 44a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Porto Femme Film Festival, em Portugal, e no Cine-PE 2020. Assina ainda o roteiro do curta-metragem Polaris (2019), filmado entre Brasil e Suécia. Em 2022, estreou o espetáculo A Morte da Estrela, no Sesc Ipiranga em São Paulo, como parte do tríptico com direção de Natália Mallo, Lu Favoretto e Cibele Forjaz. Foi artista docente na SP Escola de Teatro, professora na FAAP e na AIC, autora do Guia das Séries e de diversas peças de teatro, como Re.luto - Drama Indigente (2018) e Lorem Ipsum Dolor Sit Amet (2020). Criadora do coletivo Malditos Dramaturgos, onde editou a maldita revista de dramaturgia, e do primeiro encontro de criadores de séries de TV do Brasil, o Serie_Lab Festival. Representou o Brasil na conferência Women Playwrights International (Chile, 2018) e no Corredor Latino-Americano de Teatro (México, 2017).
Escreveu, ao lado de Djin Sganzerla, o longa-metragem Mulher Oceano (2020), filmado entre o Rio de Janeiro e Tóquio, disponível na Amazon Prime, que estreou no Brasil em outubro de 2020 na 44a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Porto Femme Film Festival, em Portugal, e no Cine-PE 2020. Assina ainda o roteiro do curta-metragem Polaris (2019), filmado entre Brasil e Suécia. Em 2022, estreou o espetáculo A Morte da Estrela, no Sesc Ipiranga em São Paulo, como parte do tríptico com direção de Natália Mallo, Lu Favoretto e Cibele Forjaz. Foi artista docente na SP Escola de Teatro, professora na FAAP e na AIC, autora do Guia das Séries e de diversas peças de teatro, como Re.luto - Drama Indigente (2018) e Lorem Ipsum Dolor Sit Amet (2020). Criadora do coletivo Malditos Dramaturgos, onde editou a maldita revista de dramaturgia, e do primeiro encontro de criadores de séries de TV do Brasil, o Serie_Lab Festival. Representou o Brasil na conferência Women Playwrights International (Chile, 2018) e no Corredor Latino-Americano de Teatro (México, 2017).

Agenda do Evento

30 de janeiro, 19:00

DIA 1 – Por onde eu começo?

Neste primeiro dia de oficina, vamos entender quais as características essenciais de um primeiro episódio de série e suas variações para determinados gêneros e linguagens, bem como iremos finalmente entender o que significa construir a exposição de uma história, sem perder tempo de tela.

Até o dia 31/01, você envia seus dados pelo formulário de participação do evento, compartilhado exclusivamente no chat ao vivo no site da EBAC, para receber o certificado de participação.
31 de janeiro, 19:00

DIA 2 – E pra onde eu vou?

O segundo dia é o momento de nos aprofundarmos nos elementos de cena presentes no primeiro episódio de uma série e nas estratégias possíveis para dar esse início da maneira mais potente possível. Vamos entender, também, de que maneiras podemos utilizar a tão famosa economia de informações para manter o interesse do espectador no que vai vir adiante.

Eventos interessantes